Glossário de Design

 

Adobe

Empresa líder em softwares gráficos. Desenvolve os famosos Photoshop, Illustrator, InDesign, Premiere, Illustrator, entre outros.

After Effects

Software de animação/manipulação de vídeo da empresa Adobe. Com ele você pode fazer desde textos deslizando na tela até helicópteros sendo destruídos por meteoritos em chamas vindo do espaço.

Alinhamento

Organização dos objetos em uma tela (canvas). Objetos podem ser alinhados à direita, esquerda ou centralizados. Objetos podem ser alinhados também usando outros objetos como referencial.

Alpha

É um canal “extra” (além dos canais de vermelho, verde e azul) nas imagens digitais que representam transparência. Isso significa que uma imagem com canal alpha pode ter partes onde o que houver atrás dela fica aparente.

Os formatos mais comuns que suportam essa camada são GIF e PNG.

Altura “X”

É a medida que representa a altura (eixo X) de um elemento gráfico (imagem, fonte, objeto, etc).

Pode ser dado em diversas unidades de medidas, como centímetros, milímetros, polegadas, pixels, etc.

Animação

Técnica onde imagens são exibidas em velocidade rápida em um curto espaço de tempo para darem noção de movimento a elementos gráficos.

Base

Base é a parte de baixo de um objeto, fonte ou layout.

Bevel e Emboss

Efeito que pode ser aplicado em fontes ou objetos, dando a impressão de que são tridimensionais. A maioria dos softwares gráficos (como Photoshop) gera esse efeito automaticamente. Pela facilidade com o que é aplicado, acabou sendo mal usado nos anos 90 e hoje em dia o seu uso exacerbado pode ser visto como mau design, logo, seja cuidadoso ao usar esse efeito.

Bitmap (BMP)

Traduzindo literalmente: mapa de bits. Que é exatamente o que uma imagem digital é! Quando temos uma imagem digital, se ampliarmos (zoom) a imagem bastante, teremos vários quadrados, certo? Esses quadrados são chamados de pixels. Esses pixels são organizados em linhas e colunas para formarem uma imagem coerente. E é isso que chamamos de bitmap: uma série de pequenos quadradinhos organizados em um grande espaço, como se fosse um mapa onde cada quadrado tem o seu lugar pré estabelecido para, no fim, gerar uma imagem coerente.

Blur

Efeito de desfoque. Existem diversos tipos diferentes de desfoque, como o desfoque gaussiano (gaussian blur) ou o desfoque de movimento (motion blur)

Branding

Não é o logotipo, símbolo ou marca gráfica. Brand é a essência da marca. Está mais relacionado ao sentido lúdico  e conceitual representado por uma marca, Por exemplo, a Coca Cola não representa refrigerantes, sucos, e outras bebidas industrializadas. A coca cola representa um estilo de vida feliz e otimista.

Briefing

É um documento usado como guia de um projeto de design. Neste documento são especificados pontos básicos sobre o projeto, otimizando o tempo e reduzindo a chance de erros e refações.

Brush

Ferramenta encontrada em diversos softwares gráficos, o brush geralmente simula pincéis. Programas como o Photoshop e Illustrator permitem a customização de brushes, onde é possível usar qualquer grafismo como um brush, gerando a repetição do mesmo e adicionando texturas ao trabalho final.

Canvas

É o nome dado a área de trabalho em um software gráfico. Pode também ser chamado de tela.

CMYK

Escala de cores utilizada para impressão. Sempre que vamos trabalhar com uma imagem que será impressa (e não apenas usada digitalmente), devemos trabalhar com a escala CMYK significa: ciano, magenta, amarelo e preto. Quando vamos imprimir uma imagem — se não forem utilizadas cores especiais como dourado, prateado, cores fluorescentes, etc — todas as cores vistas no impresso são resultado da mistura destas quatro cores.

Círculo Cromático

É uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano.

Código hexadecimal

É o código da cor para os padrões web, escrito com o sinal de sustenido (#) seguido de seis dígitos.

Conceito

Quando estamos falando de design, falamos imediatamente de conceito. Uma peça gráfica sem conceito é apenas arte. Sendo assim, conceito é o que dá ao grafismo uma significância, um motivo. O conceito é desenvolvido e estabelecido antes da criação da peça gráfica, pois é o conceito que vai guiar toda essa criação. Através do conceito, podemos saber que cores usaremos, que tipo de fonte, que tipo de ilustração, quais as melhores referências.

Conformidade/Coesão

Harmonização entre os elementos de uma peça gráfica de forma consciente. As coisas fazem sentido e possuem uma relação dentro de um layout.

Cores Complementares

São cores que apresentam o maior contraste entre si. Ficam em lados opostos no círculo cromático.

Pela definição de Michel Eugene Chevreul, no século XIX, a cor complementar de uma matriz é aquela que mais absorve seu espectro.

Crop

Essa ferramenta serve para recortar um pedaço específico de uma imagem, onde perde-se toda informação fora da seleção dessa ferramenta. Sendo assim, cropar nada mais é do que “cortar uma imagem”.

DPI

Do inglês “dot per inch”, traduz-se literalmente como “ponto por polegada”. Logo, essa propriedade de uma imagem bitmap determina a quantidade de pontos presente em uma polegada. Isso está diretamente relacionado à resolução da imagem. Uma imagem, para ser impressa em uma qualidade aceitável, deve estar em 300dpi. Para uso digital, 72dpi são o bastante.

Diagramação

Atividade que consiste na organização e distribuição de informações textuais e imagens em uma página pré estabelecida. Uma boa diagramação resulta em uma página com boa legibilidade — independente da quantidade de texto -, bem estruturada e equilibrada visualmente.

Drop shadow

Efeito visual que simula um sombreado automatizado pela maioria dos softwares gráficos.

Ele funciona de forma simples, apenas duplicando a forma original com um deslocamento (que pode ser configurado) e um efeito de desfoque para dar a impressão de sombreamento.

Entrelinhas

Espaço entre duas linhas de texto.

Extensão

Tipo de arquivo. Geralmente é representado por uma sigla que vem logo depois do nome do arquivo.

FPS

Sigla que significa “frame per second” (frame por segundo) é a propriedade de um vídeo/animação que determina a quantidade de imagens que vão variar a cada segundo de um vídeo/animação. Essa propriedade também pode ser chamada de “frame rate”.

Fibonacci

Número de Fibonacci fazem parte da sequência de Fibonacci, que é uma sequência numérica onde o próximo número da sequência é a soma dos dois últimos números: 1, 1, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144… Essa sequência é conhecida como a lei de proporção encontrada na natureza, proporção essa chamada de proporção áurea ou proporção de ouro.

Flat design

É um design mais simplista que utiliza formas com cores chapadas, sem sombreamentos e degradês.

Fonte

São diferentes tipos de letras.

Formato

Tamanho de um arquivo e extensão de um arquivo.

Frame

A tradução literal do inglês é “moldura”, mas em design existe outro significado. Quando trabalhamos com vídeos/animações, o que vemos é uma grande quantidade de imagens em sequência com pequenas variações entre elas, dando a sensação de movimento. Cada uma dessas imagens é chamada de frame. Assim sendo, frame é a menor parte de um vídeo/animação.

Gradiente

É quando temos a transição gradativa e suave entre cores. Degradê.

Grid

Malha dividida em linhas e colunas utilizada para organizar e delimitar um espaço gráfico.

Ajuda a organizar e harmonizar peças gráficas, principalmente em casos onde grandes blocos de texto devem ser distribuídos pela página.

HTML

HyperText Markup Language. Linguagem de programação básica usada na internet.

HTML5

Upgrade mais recente do HTML que permite funções de interação avançadas, como animações geradas por códigos.

llustrator

Software de imagens vetoriais líder de mercado desenvolvido pela Adobe.

InDesign

Software de diagramação líder de mercado desenvolvido pela Adobe.

Infográfico

É um produto gráfico destinado à explicação de dados de forma clara e simplificada.

JPG/JPEG

A sigla significa Joint Photographic Experts Group.

Essa extensão possibilita salvar imagens bitmap com alta resolução em tamanhos mais compactos. Esse formato não possui camada alpha (um dos motivos que garante um tamanho de arquivo menor).

Layer

Em português, camada. Layers possibilitam aos designers trabalhar com imagens sobrepostas, facilitando na edição e manipulação de imagens. A grande maioria de softwares gráficos tem suporte para layers.

Layout

Layout é um termo amplamente usado no design gráfico pois “criar layouts” é uma das maiores funções de um designer. Layout é nada além do produto final de um design gráfico. É a arte.

Linha do tempo

Também muito chamada por sua tradução em inglês — timeline —, a linha do tempo é utilizada em vídeos e animações. É na linha do tempo que as cenas são organizadas ou objetos são animados. A linha do tempo é um espaço horizontal onde você consegue visualizar, editar e manipular diferentes objetos ou clipes, conseguindo visualizar as suas variações no tempo.

Linhas guia

Também chamadas pelo nome em inglês (guidelines), são linhas “imaginárias” que você cria no seu layout para ter referenciais de alinhamento. Essas linhas geralmente são de cores bem destacadas, para que não se confundam com o seu layout e que não aparecem no resultado final.

Logo

Em sua essência, a palavra logo vem do grego logos, que traduzindo para o português é “significado”. Em comunicação/design, logo é o símbolo pelo qual a sua marca/empresa/negócio é reconhecida.

Logomarca

Muito embora possa ser encontrado nos dicionários da língua portuguesa, o termo não é usado nas línguas que criaram o ofício/ciência do design. Logo e marca tem o mesmo significado e serem utilizadas juntas geram uma redundância. O termo é amplamente utilizado entre publicitários, mas não é nada bem visto entre os designers.

Logotipo

Quando um logo possui um suporte de texto, chamamos o símbolo total de logotipo. É a união de um logo e um texto. Veja no exemplo abaixo o logotipo do Facebook.

Marca de corte

Em produtos gráficos impressos, as marcas de corte são pequenas linhas criadas para delimitar onde o layout vai ser cortado para evitar aquela moldura branca em volta do papel.

Montagem

É a sobreposição de imagens recortadas com o fim de gerar um resultado diferente através da fusão de imagens originais.

Motion graphics

É uma categoria específica de animação que anima gráficos. É um tipo de animação bastante simples, que manipula os objetos de forma mais limitada, onde os movimentos baseiam-se em rotações, escalagem, reposicionamento etc.

Opacidade

É a propriedade que objetos possuem de ter transparência. Sendo assim, um objeto pode ter transparências variadas, podendo ficar parcialmente visível em um layout através do controle de opacidade.

Sangria

Quando o designer trabalha com um layout para fins de impressão, ele deve fazer a arte com um tamanho levemente maior que o produto final. As marcas de corte delimitam o tamanho final da arte, mas essa sobra existe para evitar que haja um espaço de papel em branco em um dos lados da arte caso o refile não seja preciso.

Serifa

Característica principal de fontes serifadas. É uma pequena extensão nas extremidades das letras.

Stroke

Linha ao redor de um objeto ou fonte.

UX

Sigla que significa User Experience (experiência do usuário). Um designer UX é o responsável pela usabilidade de plataformas de interação como sites e aplicativos

Vetor

Um vetor nada mais é do que um ponto. Esse ponto é visto pelo software gráfico como uma coordenada. Se você liga vários pontos, no fim você terá uma forma. O computador processa apenas estes pontos, o que consome muito menos memória do computador, consequentemente gerando um arquivo muito mais leve. Por serem pontos distribuídos em um espaço, isso faz com que imagens vetoriais sejam infinitamente escaláveis sem perder resolução, uma vez que não importa o quanto você estique uma imagem vetorial, o computador continua analisando os pontos, apenas aumentando a distância entre eles. Imagens vetoriais geralmente tem uma aparência mais simplificada, flat.

Vetorizar

É o ato de redesenhar manualmente uma imagem raster em um software vetorial.
 


Our experienced designers & developers can help.

In person, small teams, focused sprints. 5 years & 50+ successful clients.