Glossário de Desenvolvimento

 

AARRR

Modelo de métricas de inicialização desenvolvido por Dave Mcclure. Essas 5 métricas representam todos os comportamentos de nossos clientes. Aquisição, Ativação, Retenção, Receita, Referência.

Acceptance Criteria

São as condições que um produto de software deve satisfazer para ser aceito por um usuário, cliente ou, no caso de funcionalidade no nível do sistema, o sistema consumidor. O Acceptance Criteria são um conjunto de instruções, cada uma com um resultado claro de aprovação / reprovação, que especifica requisitos funcionais e não funcionais. Os Acceptance Criteria constituem nossa “Definition of Done” e, por assim dizer, quero dizer bem feito.

Android

É um sistema operacional móvel desenvolvido pelo Google, baseado em uma versão modificada do kernel do Linux e de outros softwares de código aberto, projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque, como smartphones e tablets.

Atom

É um editor de código-fonte e texto gratuito e de código aberto para macOS, Linux e Microsoft Windows com suporte a plug-ins.

AWS

A Amazon Web Services (AWS) é uma subsidiária da Amazon.com que fornece plataformas de Cloud Computing sob demanda para indivíduos, empresas e governos, com base em assinatura paga. A tecnologia permite que os assinantes tenham à sua disposição serviços em Cloud Computing completos, disponíveis o tempo todo, através da Internet.

Babel

É um transpilador de JavaScript. O que isso significa é que podemos pegar o ES6 e fazê-lo funcionar em todos os navegadores, mesmo aqueles que não o suportam. Essencialmente, o Babel pega o código Javascript ES6 e o ompila no código ES5.

Behaviour-Driven Development (BDD)

É particularmente útil para os Testes de Aceitação, uma vez que as Estórias de Usuário estão no centro da metodologia do BDD. Ele defende que um desenvolvedor primeiro escreve uma história de usuário. Esta história de usuário é usada tanto para documentar o recurso quanto para acionar os testes de aceitação. Os desenvolvedores implementam apenas comportamentos que contribuem mais diretamente para esses resultados de negócios, de modo a minimizar o desperdício. Os comportamentos são descritos em uma única notação que é diretamente acessível a especialistas, testadores e desenvolvedores de domínio, para melhorar a comunicação.

BEM

Significa Block Element Modifier e é originado no Yandex. Ele fornece uma maneira bastante estrita de organizar suas classes CSS em módulos independentes.

Bootstrap

É um open-source responsivo de código-fonte aberto, a biblioteca de componentes front-end mais popular. É um kit de ferramentas para desenvolvimento com HTML, CSS e JS. Crie rapidamente ideias de protótipos ou crie aplicativos inteiros com nossas variáveis mixins Sass, sistema de grade responsivo, componentes pré-construídos extensivos e poderosos plugins construídos em jQuery.

BrowserStack

É uma ferramenta de teste entre navegadores baseada na Cloud que permite aos desenvolvedores testarem seus sites em vários navegadores em diferentes sistemas operacionais e dispositivos móveis, sem exigir que os usuários instalem máquinas virtuais, dispositivos ou emuladores.

Cache de consulta SQL

É um global compartilhado entre as sessões. Ele armazena em cache a consulta selecionada junto com o conjunto de resultados, que permite que as seleções idênticas sejam executadas mais rapidamente conforme os dados buscam na memória.

Cache HTTP

O desempenho de sites e aplicativos da Web pode ser significativamente melhorado pela reutilização de recursos buscados anteriormente. Caches da Web reduzem a latência e o tráfego de rede e, portanto, diminuem o tempo necessário para exibir uma representação de um recurso. Fazendo uso do cache HTTP, os sites se tornam mais responsivos.

Can I Use?

É um guia para encontrar o suporte atual do navegador para recursos CSS e Javascript específicos.

Cloud Computing

É um paradigma de tecnologia da informação que permite acesso onipresente a pools compartilhados de recursos configuráveis o sistema e serviços de nível superior que podem ser provisionados rapidamente com esforço mínimo de gerenciamento, geralmente pela Internet. O Cloud Computing depende do compartilhamento de recursos para obter coerência e economia de escala, semelhante a uma utilidade pública.

Compressão Gzip

É uma maneira simples e eficaz de economizar largura de banda e acelerar o seu site.

CSS3

É uma linguagem de folha de estilo usada para descrever a apresentação de um documento escrito em uma linguagem de marcação. Embora mais frequentemente usado para definir o estilo visual de páginas da Web e interfaces de usuário escritas em HTML. O CSS3 é a evolução mais recente da linguagem Cascading Style Sheets e visa estender o CSS2.1. Traz muitas novidades há muito esperadas.

CSS Crítico

Queremos encontrar o conjunto mínimo de CSS de bloqueio, ou o CSS crítico, que precisamos para que a página apareça para o usuário. Um recurso crítico é qualquer recurso que possa bloquear a renderização inicial da página. A ideia por trás disso é que o site deve ter o conteúdo de primeira tela (ou conteúdo "acima da dobra") para o usuário nos primeiros pacotes de resposta.

CSS Grid

É o sistema de layout mais poderoso disponível em CSS. É um sistema bidimensional, o que significa que ele pode manipular colunas e linhas. Ele se destaca em dividir uma página em regiões principais ou definir o relacionamento em termos de tamanho, posição e camada, entre partes de um controle criado a partir de primitivas HTML.

Definition of Done

É uma lista simples de atividades (código de escrita, comentários de codificação, teste de unidade, teste de integração, notas de versão, documentos de projeto, etc.) que adicionam valor verificável / demonstrável ao produto. Concentrar-se em etapas de valor agregado permite que a equipe se concentre no que deve ser concluído para construir software e, ao mesmo tempo, eliminar atividades desnecessárias que apenas complicam os esforços de desenvolvimento de software.

Desenvolvimento Backend

É a camada de acesso a dados de um software, o servidor é geralmente considerado o backend. Consiste em três partes: um servidor, um aplicativo e um banco de dados. Se você reservar um voo ou comprar ingressos para shows, normalmente você abre um site e interage com o frontend. Depois de inserir essas informações, o aplicativo as armazena em um banco de dados criado em um servidor. Todas essas informações permanecem no servidor, portanto, quando você fizer login no aplicativo para imprimir seus tickets, todas as informações ainda estarão lá na sua conta. Nós chamamos uma pessoa que constrói toda essa tecnologia para trabalhar em conjunto com um desenvolvedor de backend. As tecnologias de backend geralmente consistem em linguagens como Node.js, PHP, Ruby, Python, etc. Para torná-las ainda mais fáceis de usar, elas geralmente são aprimoradas por frameworks como Ruby on Rails, Laravel, Express, que tornam o desenvolvimento mais rápido e fácil colaborar em. Muitos profissionais da Web que estão entrando em campo podem ter ouvido muitas pessoas falando sobre o WordPress. O WordPress é um bom exemplo de frontend e backend trabalhando juntos.

Desenvolvimento Frontend

É a camada de apresentação, o cliente é geralmente considerado o frontend. O desenvolvimento web de frontend é a prática de produzir HTML, CSS e geralmente JavaScript para um site ou aplicativo para que um usuário possa ver e interagir diretamente com eles. Tudo o que você vê ao usar a Web é uma combinação de HTML, CSS e JavaScript, tudo controlado pelo navegador do seu computador. Isso inclui itens como fontes, menus suspensos, botões, transições, controles deslizantes, formulários de contato etc.

Desenvolvimento Móvel

É um termo usado para denotar o ato ou processo pelo qual um aplicativo móvel é desenvolvido para dispositivos móveis, como assistentes digitais pessoais, assistentes digitais corporativos ou telefones celulares. Como parte do processo de desenvolvimento, o design da interface do usuário móvel (UI) também é essencial na criação de aplicativos móveis. A interface do usuário móvel considera restrições, contextos, tela, entrada e mobilidade como contornos do design. O usuário geralmente é o foco da interação com seu dispositivo, e a interface envolve componentes de hardware e software. A entrada do usuário permite que os usuários manipulem um sistema, e a saída do dispositivo permite que o sistema indique os efeitos da manipulação dos usuários. O desenvolvimento nativo inclui o trabalho com plataformas iOS e Android, e o desenvolvimento híbrido inclui o trabalho com React Native, Xamarin, Cordova, etc.

Digital Ocean

É um provedor de infraestrutura de Cloud Computing com data centers em todo o mundo. A Digital Ocean fornece aos desenvolvedores serviços de Cloud Computing que ajudam a implantar e dimensionar aplicativos executados simultaneamente em vários computadores.

Docker

É um programa de computador que realiza virtualização no nível do sistema operacional, também conhecido como conteinerização. O Docker é desenvolvido principalmente para Linux, onde usa os recursos de isolamento de recursos do kernel Linux, como cgroups e namespaces do kernel, e um sistema de arquivos compatível com união, como OverlayFS e outros, para permitir que "containers" independentes sejam executados em uma única instância do Linux. , evitando a sobrecarga de iniciar e manter máquinas virtuais (VMs).

Eager Loading

É o processo pelo qual uma consulta para um tipo de entidade também carrega entidades relacionadas como parte da consulta.

ES6

Também conhecido como ECMAScript 6 ou ECMAScript 2015, é a versão mais recente do padrão ECMAScript. O ES6 é uma atualização significativa para o idioma Javascript. Esta atualização adiciona nova sintaxe significativa para gravar aplicativos complexos.

ESlint

É um projeto de código aberto com o objetivo de fornecer um utilitário de linting plugável para Javascript.

Express

É uma estrutura de aplicativos da Web mínima e flexível do Node.js que fornece um conjunto robusto de recursos para aplicativos da Web e móveis.

Flexbox

Visa proporcionar uma maneira mais eficiente de layout em um sistema unidimensional, alinhar e distribuir espaço entre itens em um container, mesmo quando seu tamanho é desconhecido e / ou dinâmico (daí a palavra "flex"). Um container de flex expande os itens para preencher o espaço livre disponível ou os reduz para evitar estouro.

Framework

É uma abstração na qual o software que fornece funcionalidade genérica pode ser seletivamente alterado por um código adicional escrito pelo usuário, fornecendo software específico do aplicativo. Uma Framework fornece uma maneira padrão de criar e implantar aplicativos. Uma Framework é um ambiente de software universal reutilizável que fornece funcionalidade específica como parte de uma plataforma de software maior para facilitar o desenvolvimento de aplicativos de software, produtos e soluções. As Frameworks podem incluir programas de suporte, compiladores, bibliotecas de códigos, conjuntos de ferramentas e interfaces de programação de aplicativos (APIs) que reúnem todos os componentes diferentes para permitir o desenvolvimento de um projeto ou sistema.

Git

É um sistema de controle de versão para rastrear mudanças em arquivos de computador e coordenar o trabalho nesses arquivos entre várias pessoas. Ele é usado principalmente para gerenciamento de código-fonte no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para acompanhar alterações em qualquer conjunto de arquivos. Como um sistema de controle de revisão distribuído, ele visa velocidade, integridade de dados e suporte a fluxos de trabalho distribuídos e não lineares.

Gitlab

É um gerenciador de repositório Git baseado na web com recursos wiki e de rastreamento de problemas, usando uma licença de código aberto, desenvolvida pelo GitLab Inc.

HTML5

É uma linguagem de marcação usada para estruturar e apresentar conteúdo na World Wide Web. É a quinta e atual versão principal do padrão HTML.

HTTP

Hypertext Transfer Protocol (HTTP) é um protocolo de aplicação para sistemas de informação distribuídos, colaborativos e hipermídia. O HTTP é a base da comunicação de dados para a World Wide Web.

HTTPS

HTTPS (HTTP Secure) é uma adaptação do protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) para comunicação segura em uma rede de computadores e é amplamente usado na Internet. Em HTTPS, o protocolo de comunicação é criptografado pelo TLS (Transport Layer Security) ou, anteriormente, por seu predecessor, o SSL (Secure Sockets Layer). O protocolo é, portanto, também conhecido como HTTP por TLS ou HTTP por SSL.

Indexação de Banco de Dados

 é uma estrutura de dados que melhora a velocidade das operações de recuperação de dados em uma tabela de banco de dados ao custo de gravações adicionais e espaço de armazenamento para manter a estrutura de dados do índice.

Integração Contínua

É uma prática de desenvolvimento que requer que os desenvolvedores integrem código em um repositório compartilhado várias vezes ao dia. Cada check-in é então verificado por uma compilação automatizada, permitindo que as equipes detectem problemas antecipadamente. Ao integrar-se regularmente, você pode detectar erros rapidamente e localizá-los com mais facilidade.

iOS

É um sistema operacional móvel criado e desenvolvido pela Apple Inc. exclusivamente para seu hardware. É o sistema operacional que atualmente alimenta muitos dos dispositivos móveis da empresa, incluindo o iPhone, iPad e iPod Touch. É o segundo sistema operacional móvel mais popular do mundo depois do Android.

Java

É uma linguagem de programação de computador de propósito geral que é simultânea, baseada em classe, orientada a objetos e especificamente projetada para ter o menor número possível de dependências de implementação. O objetivo é permitir que os desenvolvedores de aplicativos "gravem uma vez, executem em qualquer lugar" (WORA), o que significa que o código Java compilado pode ser executado em todas as plataformas que suportam Java sem a necessidade de recompilação.

Java EE

O Java EE Enterprise Edition (Java EE), é um conjunto de especificações, estendendo o Java SE com especificações para recursos corporativos, como computação distribuída e serviços da web. Os aplicativos Java EE são executados em tempos de execução de referência, que podem ser micro-serviços ou servidores de aplicativos, que lidam com transações, segurança, escalabilidade, simultaneidade e gerenciamento dos componentes que estão sendo implementados.

Javascript

É uma linguagem de programação interpretada de alto nível. Juntamente com HTML e CSS, o JavaScript é uma das três principais tecnologias de engenharia de conteúdo da World Wide Web. Ele é usado para tornar páginas dinâmicas interativas e fornecer programas online. Inicialmente implementados apenas no lado do cliente em navegadores da Web, os mecanismos JavaScript agora estão incorporados em muitos outros tipos de software host, incluindo servidores nos servidores da Web e bancos de dados.

Laravel

É um framework web PHP livre e de código aberto destinado ao desenvolvimento de aplicações web seguindo o padrão de arquitetura MVC (model – view – controller) e baseado no Symfony. Alguns dos recursos do Laravel são um sistema de empacotamento modular com um gerenciador de dependências dedicado, diferentes maneiras de acessar bancos de dados relacionais, utilitários que auxiliam na implantação e manutenção de aplicativos e sua orientação para o açúcar sintático.

Let’s Encrypt

O projeto tem como objetivo tornar conexões criptografadas com servidores da World Wide Web onipresentes. Ao eliminar o pagamento, a configuração do servidor da Web, o gerenciamento de e-mail de validação e as tarefas de renovação de certificados, isso significa reduzir significativamente a complexidade da configuração e manutenção da criptografia TLS.

Lighthouse

É uma ferramenta automatizada de código aberto para melhorar a qualidade das páginas da web. Você pode executá-lo em qualquer página da web, pública ou exigindo autenticação. Tem auditorias de desempenho, acessibilidade, aplicativos da Web progressivos e muito mais. Você pode executar o Lighthouse no Chrome DevTools, a partir da linha de comando ou como um módulo Node. Você atribui à Lighthouse uma URL para auditoria, executa uma série de auditorias na página e gera um relatório sobre o desempenho da página. A partir daí, use as auditorias com falha como indicadores sobre como melhorar a página. Cada auditoria tem um documento de referência explicando por que a auditoria é importante e como corrigi-la.

Lint

Ferramentas que analisam o código-fonte para sinalizar erros de programação, bugs, erros de estilo e construções suspeitas.

Merge Request

Útil para integrar alterações separadas feitas em um projeto, em diferentes ramificações. É uma ferramenta útil para revisão de código e gerenciamento de alterações.

Minificação

É o processo de remover todos os caracteres desnecessários do código-fonte sem alterar sua funcionalidade. Esses caracteres desnecessários geralmente incluem caracteres de espaço em branco, novos caracteres de linha, comentários e, às vezes, delimitadores de bloco, que são usados ara adicionar legibilidade ao código, mas não são necessários para sua execução. O código fonte reduzido é especialmente útil para idiomas interpretados implantados e transmitidos na Internet, porque reduz a quantidade de dados que precisam ser transferidos.

Modernizr

É uma biblioteca Javascript projetada para detectar recursos HTML5 e CSS3 em vários navegadores, o que permite que o JavaScript evite o uso de recursos não implementados ou use uma solução alternativa, como um shim, para emulá-los. A Modernizr visa fornecer essa detecção de recursos de maneira completa e padronizada.

Node.js

É um ambiente de tempo de execução JavaScript de plataforma aberta e código aberto que executa o código JavaScript no lado do servidor. O Node.js realmente brilha ao criar aplicativos de rede rápidos e escalonáveis, pois é capaz de lidar com um grande número de conexões simultâneas com alta taxa de transferência, o que equivale a uma alta escalabilidade.

OVH

É uma empresa de Cloud Computing que oferece VPS, servidores dedicados e outros serviços da web.

PageSpeed Insights

É uma ferramenta de desenvolvimento que o Google oferece para permitir que você analise o desempenho de um site. Nas palavras do próprio Google, ele funciona "buscando o URL duas vezes, uma vez com um agente de usuário móvel e uma vez com um agente de usuário da área de trabalho". Depois de analisar as versões para dispositivos móveis e computador do seu site, ele fornecerá uma pontuação diferente (entre 0 e 100) para cada um. O Google usa seu próprio conjunto de regras para analisar seu site. Essas regras são separadas em duas categorias: velocidade e usabilidade.

Pair Programming

Aumenta a qualidade do software sem afetar o tempo de entrega. A melhor maneira de realizar pair programming é simplesmente sentar lado a lado na frente do monitor. Ambos os programadores se concentram no código que está sendo escrito. A programação em pares é uma habilidade social que leva tempo para aprender. Você está se esforçando para uma forma cooperativa de trabalho que inclua dar e receber de ambos os parceiros, independentemente do status corporativo.

Paypal

Sistema de pagamentos on-line que suporta transferências de dinheiro online e serve como uma alternativa eletrônica aos métodos tradicionais de papel, como cheques e ordens de pagamento.

PHP

É uma linguagem de script do lado do servidor projetada para desenvolvimento web, mas também usada como uma linguagem de programação de propósito geral. Hoje, o PHP é usado por mais de 80% de todos os sites cuja linguagem de programação do lado do servidor nós conhecemos. Sites populares construídos com o Wordpress são todos alimentados por PHP.

Produção

Também é conhecido como live, principalmente para servidores, pois é o ambiente com o qual os usuários interagem diretamente.

Python

É uma linguagem de programação interpretada de alto nível para programação de propósito geral. O Python tem uma filosofia de design que enfatiza a legibilidade do código, notavelmente usando espaço em branco significativo. Ele fornece construções que permitem programação clara em escalas pequenas e grandes.

React

É uma biblioteca Javascript para criar aplicativos de página única. O React facilita as interfaces complexas com componentes pequenos e reutilizáveis, comportamento consistente e interações ricas.

Redux

Solução para gerenciar o estado em um aplicativo React de maneira mais sólida, estável e madura. Através de um punhado de padrões pequenos e úteis, o Redux pode transformar um aplicativo de uma bagunça total de estado confuso e disperso, em uma poderosa central de JavaScript, fácil de entender e muito bem organizada.

Revisão de Código

É um exame sistemático (por vezes referido como revisão por pares) do código fonte do computador. Destina-se a encontrar erros negligenciados no desenvolvimento de software, melhorando a qualidade geral do software. As revisões são feitas em várias formas, como programação em pares, orientações informais e inspeções formais.

Ruby

É uma linguagem de programação dinâmica, reflexiva, orientada a objetos e de uso geral. O Ruby tornou-se popular com o framework Ruby on Rails, um framework web de pilha completa que torna a prototipagem muito fácil, tornando-se uma estrutura web de escolha para muitas startups e codificadores de iniciantes.

Ruby on Rails

É uma estrutura de aplicativo da web do lado do servidor escrita em Ruby. O Rails é uma estrutura de modelo-exibição-controlador (MVC), fornecendo estruturas padrão para um banco de dados, um serviço da Web e páginas da web. Ele encoraja e facilita o uso de padrões da Web e o uso de outros padrões e paradigmas bem conhecidos de engenharia de software.

SASS

É uma linguagem de script de pré-processamento que é interpretada ou compilada em folhas de estilo em cascata (CSS). O Sass permite que você use recursos que não existem no CSS, como variáveis, aninhamento, mixins, herança e outras coisas bacanas que tornam a escrita CSS divertida novamente.

SCRUM

É uma estrutura ágil para gerenciar o trabalho com ênfase no desenvolvimento de software. Ele é projetado para equipes de três a nove desenvolvedores que dividem seu trabalho em ações que podem ser concluídas em iterações de tempo fixo, chamadas sprints (normalmente duas semanas) e acompanhar o progresso e replanejar em reuniões stand-up de 15 minutos, chamadas diariamente scrums.

Sentry

É um rastreamento de erro de código aberto que ajuda os desenvolvedores a monitorar e corrigir falhas em tempo real. Iterar continuamente. Aumente a eficiência. Melhore a experiência do usuário.

SMACSS 

É uma estrutura CSS. É mais como um “guia de estilo” do que um framework CSS rígido. Centra-se em cinco categorias para as suas regras: Base, Layout, Module, State, Theme.

SQL

É uma linguagem específica de domínio usada em programação e projetada para gerenciar dados mantidos em um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS).

Staging

É um ambiente para teste final imediatamente antes da implementação na produção. Ele procura espelhar o ambiente de produção real o mais próximo possível e pode se conectar a outros serviços e dados de produção, como bancos de dados. Por exemplo, os servidores serão executados em máquinas remotas, em vez de localmente (como na estação de trabalho de um desenvolvedor durante o desenvolvimento, ou em uma única máquina de teste durante o teste), que testa o efeito da rede no sistema.

StatusCake

É uma poderosa ferramenta de monitoramento que é rápida e fácil de configurar. Alertas instantâneos nos quais você pode confiar, no momento em que seu site ficar inativo. Obtenha informações valiosas sobre como o desempenho do seu website está afetando as experiências de seus clientes, ajudando sua empresa a ficar à frente da concorrência.

Stripe

Usando o Stripe, os desenvolvedores da Web podem integrar o processamento de pagamentos em seus sites sem ter que registrar e manter uma conta de comerciante.

Stylelint

Um poderoso e moderno linter e fixador de CSS que ajuda a evitar erros e impor convenções consistentes em suas folhas de estilo.

Swift

É uma linguagem de programação compilada da Apple para iOS, macOS, watchOS, tvOS e Linux. O Swift foi projetado para funcionar com as estruturas Cocoa e Cocoa Touch da Apple e com o grande corpo do código Objective-C (ObjC) existente, escrito para os produtos da Apple.

TestCafé

É uma ferramenta do Node.js para automatizar testes da web de end-to-end.

User story

É um termo usado em metodologias ágeis de desenvolvimento de software referentes ao teste funcional de uma história de usuário pela equipe de desenvolvimento de software durante a fase de implementação. Os testes de aceitação também são usados como testes de regressão antes de uma liberação de produção. Um User Story não é considerado completo até que tenha passado nos testes de aceitação. Isso significa que novos testes de aceitação devem ser criados para cada iteração ou que a equipe de desenvolvimento relatará progresso zero.

User Story

É um dos principais artefatos de desenvolvimento para equipes de projeto Scrum. Um User Story é uma definição de alto nível de um requisito, contendo apenas informações suficientes para que os desenvolvedores possam produzir uma estimativa razoável do esforço para implementá-lo.

Vagrant

É um produto de software de código aberto para criação e manutenção de ambientes de desenvolvimento de software virtual portáteis.

VVV

Varying Vagrant Vagrant é uma configuração Vagrant de código aberto focada no desenvolvimento do WordPress.

Webpack

É um bundler de módulo Javascript de código aberto. O Webpack utiliza módulos com dependências e gera ativos estáticos representando esses módulos. Ele pega as dependências e gera um gráfico de dependência, permitindo que desenvolvedores da Web usem uma abordagem modular para seus propósitos de desenvolvimento de aplicativos da web.

Wordpress

É um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) gratuito e de código aberto baseado em PHP e MySQL.


Our experienced designers & developers can help.

In person, small teams, focused sprints. 5 years & 50+ successful clients.